quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"Farei de Vós Pescadores de Homens"


O que é ser pescador? O que é lançar-se ao mar desconhecido ou pairar sobre as águas mansas de um rio? Ora, não conhecemos o mar. Estamos em Minas! Mais, estamos em Santo Antônio do Monte, : não temos um grande rio de águas mansas!
Mesmo assim, a imagem do pescador nos cativa. Barcos e redes nos são familiares! Deus concedeu que a pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição fosse tirada de um rio pela rede de alguns pescadores! Mais, Cristo chamou alguns homens simples, porém fiéis, prometendo-lhes que faria deles “pescadores de homens”.

Ter barcos e redes é o fundamental para poder lançar-se ao mar ou ir ao meio do rio para, então, pescar. Pode-se pescar na beira do rio ou mesmo na praia mas, todo pescador sabe, os melhores peixes encontra-se em águas mais distantes da margem.

Ter barcos e redes é o fundamental para se pescar, porém, barcos e redes não se lançam às águas por si só. É preciso, e tão importante quanto os barcos e redes, que haja pescadores com coragem para subir ao barco.Um pescador é fiel ao seu ofício, acorda cedo, prepara tudo e acredita naquilo que faz. Ele assume e ama o que faz. A isso dedica sua vida: alegra-se seu rosto sendo farta a pescaria e entristece-se seu olhar quando as redes são puxadas vazias.

Deus chama cada pessoa a uma missão única desde o nascimento e é de seu agrado que essa missão seja assumida com compromisso, fidelidade e amor.Deus alegra-se com cada pessoa que se compromete a seguir suas palavras, vivendo-as no cotidiano com entrega e confiança.

Deus alegra-se com cada pessoa que volta seu coração para ele, sendo-lhe fiel nos pequenos afazeres, nas palavras simples do dia-a-dia, na oração sincera que somente ele escuta no mais íntimo da alma.

Jesus é a mais verdadeira doação, a expressão perfeita do amor puro e eterno, que se entregou totalmente por amor ao ser humano, desde o princípio “cheio de amor e fidelidade”.

Ele chama, aproxima-se e chama! Quer que estejamos próximos dele porque é “cheio de amor”. Ele chama e, “cheio de amor”, diz a um: Quero que constituas uma família e vivas feliz! A outro, diz: Quero que venhas e sigas-me! Para alguém, diz: Vai cuidar das feridas dos teus irmãos! Ou ainda: Oferece tuas forças na luta em prol da justiça. Jesus chama e a cada um mostra o caminho que conduz ao Pai.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina