quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Casas do Senhor IX: Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte


A Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, que é dedicada à padroeira de Belo Horizonte, foi construída no mesmo local onde, antes, havia a capela que deu origem ao povoamento da futura capital mineira (atualmente, a região entre o Centro, o bairro Funcionários e a região da Savassi). A capela original, construída no século XVIII por um fazendeiro, antigo piloto da nau portuguesa "Nossa Senhora da Boa Viagem", tornou-se a matriz do arrail que então surgia. Ao final do mesmo século foi construída outra igreja maior, que perdurou até a construção da Catedral, concluída no em 1932 (no entanto, desde 1922 a igreja em cvonstrução era sede de celebrações religiosas).

A Catedral segue o estilo arquitetônico neogótico, que desde o século XVIII procurava reavivar as formas góticas originais da Idade Média, como o uso de arcos ogivais e de vitrais.

O conjunto de vitrais existente no interior do templo, datado de 1955, revela figuras, profetas, apóstolos, papas, anjos. Os dois principais exaltam o Plano Salvífico do amor do Coração de Jesus e a cooperação de Maria Santíssima em nossa salvação. No primeiro, aparecem ainda São Pedro e São João, São Gabriel e São Miguel e, nos medalhões, São José e São Paulo. No segundo, aparecem São Pedro Julião, São Pio X, o profeta Malaquias e São Gabriel e, nos medalhões, as figuras dos Papas Pio IX e Pio XII. Os quatros anjos, na abside do coro, representam a Adoração, o Agradecimento, a Reparação e a Súplica.

A imagem de madeira de Nossa Senhora da Boa Viagem, a mesma que era levada pela nau portuguesa pilotada pelo construtor d a primeira capela, encontra-se hoje num dos altares da Catedral.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina