domingo, 14 de setembro de 2008

Ordem
























É o Sacramento da dedicação permanente; do serviço, da coragem e da ajuda.
O sacerdote é aquele que é capaz de abandonar seu egoísmo e seguir a Cristo de maneira intensa colaborando para a salvação do próximo.

"A ordem é o Sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos: é, portanto o sacramento do ministério apóstolico. Comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato" ( CIC 1536)

A vocação sacerdotal é um dom de Deus, que constitui certamente um grande bem para aquele que é seu primeiro destinatário. Mas é também um dom para Igreja inteira, um bem para sua vida e missão.A Igrej, portanto, é chamada a proteger este Dom, estimá-lo e amá-lo. Ela é responsável pelo surgimento e pela maturação das vocações sacerdotais.

A Admissão no seminário e nas ordens sacras:
O candidato ao sacerdócio será admitido entre canditados às ordens que tenham recebidos os ministérios de leitor e de acólito e os tenha exercido pelo tempo mínimo de seis meses antes de ser admitido à ordem do diaconato. Os ministérios de leitorato e do acolitato serão concedidos durante o terceiro ano do curso de Teologia, a ordem do diaconato durante o quarto ano de Teologia e a ordem do presbiterato somente depois da conclusão do curso de Teologia.

A messe é grande e os trabalhadores são poucos. Como povo de Deus devemos rezar pelas vocações.

Vivendo em Cristo por meio do Sacramento da Ordem devemos encontrar a melhor forma de seguir a Deus e servir ao próximo, por meio de nossa real vocação. Recebemos o convite de ser Apostólos, sendo assim, cabe a cada um de nós aceitar de maneira ampla e sincera e nos colocarmos a serviço da fé como soldados ardorosos.

Fonte: Diretrizes Pastorais Sacramentais.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina