segunda-feira, 1 de setembro de 2008

José - 2ª parte

Continuação de: História da Salvação - José - 1ª parte

Os anos passaram e José soube preparar o Egito tanto para o tempo de fartura como para o tempo de seca. Ele se tornou o homem mais poderoso do reino, abaixo apenas do faraó. Certo dia apareceram diante de José dez hebreus fugindo da seca e buscando alimento. Eram os irmãos que o tinham vendido como escravo. Eles, porém, não o reconheceram e José decidiu então trstá-los. Primeiro, como eram estrangeiros no Egito, interrogou-os. Eles lhe contaram sobre Jacó, disseram quantos irmãos eram, e revelaram que um deles fora morto, há muitos anos, pelas feras. Mas que nem todos haviam empreendido a viagem: o mais jovem de todos, Benjamin, ficara com Jacó.

José exigiu então que eles fossem buscar Benjamin - caso contrário, não lhes venderia alimento. E reteve consigo um dos irmãos, Simeão, que ficaria encarcerado enquanto eles não retornassem. Sem entender, os irmãos voltaram a Canaã e lá contaram tudo ao pai, que não queria permitir que Benjamin viajasse: era seu único filho nascido de Raquel, e temia que ele morresse como havia morrido José. Mas, sabendo que nao havia outro jeito, deixou-o ir.

Quando os irmãos retornaram ao Egito, desta vez com Benjamin, José mandou soltar Simeão e lhes ofereceu um grande banquete, durante o qual procurou favorecer Benjamin, o único irmão que não participara da trama em que ele fora vendido como escravo. No dia seguinte, ele lhes vendeu o alimento e permitiu que partissem. Mas armou um último teste: mandou que escondessem nas coisas de Benjamin uma taça de ouro.

Quando já se afastavam, os guardas de José os alcançaram e encontraram com Benjamin a taça. Levados de volta, todos os irmãos se ajoelharam diante de José e lhe suplicaram piedade. Ele disse então: seria clemente com aquele que roubara a taça; não mandaria matá-lo, mas ele teria que ficar no Egito, como seu escravo. Nesse momento, Judá, o que, no passado, decidira vender José aos mercadores, pediu que Benjamin fosse autorizado a voltar para Jacó, e que ele, Judá, seria escravo em seu lugar.

José ficou muito emocionado com a oferta de Judá - que agora se dispunha a ser sacrificado para salvar o irmão. E enfim revelou a todos quem era. Todos se assustaram, mas ficaram felizes por reencontrar o imrão a tanto tempo desaparecido. Feitas as pazes, os irmãos voltaram e buscaram Jacó e o restantes de suas famílias. Foram todos viver no Egito, onde havia fartura e proteção. José e Jacó finalmente se reencontraram.

Os anos se passaram e os descedentes de Jacó se tornaram cada vez mais numerosos no Egito - tanto que os egípcios começaram a temê-los. Mas essa história fica para a próxima semana - continuemos, por enquanto, com José.

A tocante história de José nos ensina que Deus guia nossos passos mesmo na estrada escura. O jovem fora vendido como escravo no Egito porque um dia ele deveria se tornar um homem poderoso nessa terra, para proteger sua família das dificuldades. Ele próprio diz aos irmãos: "fui enviado ao Egito para preparar a chegada de vós". Seus sofrimentos o corrigiram, moldaram-lhe o caráter e o prepararam para um momento de grande alegria, que foi o reencontro com o pai e a reconciliação com os irmãos. É uma história de fé, confiança e perdão. É uma história que mostra a mão de Deus amparando José em todas as suas quedas.

Para conhecer em detalhes essa grande história, leia o livro do Gênesis, a partir do capítulo 37.

Leia também: Deus nunca nos abandona

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina