quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Anjos: Amigos invisíveis cuidam de nós

Eles estão conosco, invisíveis ao nosso redor. Cuidam de nós, dão-nos bons conselhos, nos protegem e iluminam. Eles nos guardam, combatendo o mal. Eles também estão juntos de Deus, louvando-o e cumprindo as missões que Ele lhes dá. Eles são os anjos.

Deus criou os anjos antes de criar o ser humano. E eles são incontáveis: tão numerosos quanto as estrelas do céu. São espíritos puros, criaturas de Deus como nós, mas que não possuem corpo físico – e, por isso, são imortais. A Bíblia fala deles o tempo todo. Eles aparecem para Jesus quando Ele reza no Monte das Oliveiras. Aparecem para os discípulos quando Jesus ressuscita e quando Ele ascende ao Céu. Aparecem para os pastores quando Jesus nasce. No Antigo Testamento, os anjos falam com Abraão, Isaías, Jacó, Daniel. São várias passagens. Mas só três anjos têm seus nomes revelados.

São eles os três Santos Arcanjos. Um deles é Miguel (seu nome quer dizer “Quem é como Deus?), príncipe do exército celestial. Ele é visto por Isaías e por São João. O outro é Rafael (seu nome quer dizer “Deus cura”), que assume uma forma humana para guiar Tobias ajudá-lo a curar seu pai e sua noiva. O outro é Gabriel (o “mensageiro de Deus”), que aparece para Maria e lhe dá a notícias mais bela de todos os tempos: o Salvador vai nascer.

A bondade de Deus e seu amor para com a humanidade são tão grandes que Ele colocou um anjo para guardar a alma de cada pessoa. Cada um de nós tem um anjo da guarda exclusivo, que nos acompanha durante a vida inteira, nos livrando de perigos e nos iluminando, nos mostrando o caminho certo e conduzindo-nos, depois da morte, até Jesus.

Reze sempre para São Miguel, pedindo para que ele o ajude a enfrentar o Mal. Reze a São Rafael pedindo-lhe para ajudá-lo a manter-se com saúde. Reze para São Gabriel para que ele lhe mostre como ser forte.

Precisamos sempre rezar também para nossos anjos da guarda, agradecendo-lhes o bom trabalho e pedindo iluminação. Afinal, sempre é bom conversar com nossos amigos, não é?

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou
a piedade divina,
sempr eme rege,
me guarda, me governa,
m
e ilumina.
Amém.

Você precisa saber sobre os anjos:


- Os anjos não têm sexo. Não são homens nem mulheres. Por isso mesmo, não podem se apaixonar por seres humanos como acontece em quase todo filme e novela. Isso é fantasia.

- Os anjos já desfrutam do maior prazer que pode existir: eles estão juntos de Deus. Nosso mundo, para eles, nada tem de sedutor. Assim, nenhum anjo tem vontade de ser humano, pois nossos prazeres físicos são uma pálida faísca dos prazeres que há no Paraíso.

- Não é possível descobrir o nome de nosso anjo da guarda. Revistas e sites dizem que é possível descobrir isso a partir da data de nascimento, como se nosso anjo fosse um signo. Isso é falso.

- Só podemos entrar em contato com nosso anjo por meio da oração. Rituais esotéricos são inúteis – pior, são pecaminosos. Realizar rituais para invocar o anjo é perda de tempo e um grave pecado.

- Ninguém pode dominar seu anjo, como alguns escritores já sugeriram. Os anjos não são nossos servidores. Eles são servos de Deus. São nossos amigos, não nossos empregados.

- Os anjos se organizam em nove hierarquias chamadas “coros”. Da mais alta para a mais baixa, são eles: os Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potências, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. Os anjos da guarda pertencem A essa última hierarquia.

- Os demônios são anjos que se revoltaram contra Deus e por isso foram expulsos do Paraíso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a postagem sobre nossos Santos Anjos da Guarda.

Tenho intimidade com meu anjo e converso muito com ele, e peço sempre a graça de amar a Deus com toda a pureza de um anjo!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina