quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Casas do Senhor XIV: A Catedral de Nossa Senhora Aparecida em Brasília


A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, sede da arquidiocese de Brasília, é uma das igrejas mais famosas do Brasil. Inaugurada em 1960, juntamente com a nova capital do país, foi projetada pelo arquiteto ateu Oscar Niemeyer. A catedral está localizada na Esplanada dos Minstérios, integrando o conjunto arquitetônico mais conhecido de Brasília.

Seguindo arquitetura modernista, a nave central da catedral é circular e tem 70 metros de diâmetro. Dezesseis colunas curvas de concreto rodeiam a nave, constituindo o corpo do edifício. O formato das colunas lembra mãos postas em oração. Os espaços entre as colunas são preenchidos com vitrais.

Do lado de fora da catedral, há um campanário com quatro sinos e as estátuas dos quatro evangelistas. No interior da catedral, três anjos de tamanhos diferentes pendem do teto, presos apenas por um cabo de aço cada um deles. A maior das esculturas tem mais de 4 metros de altura e pesa mais de 300 quilos. Todas são obra de Alfredo Ceschiatti. Destacam-se também a réplica da escultura Pietá, de Michlenagelo e uma reprodução em tamanho natural do Santo Sudário.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina