terça-feira, 11 de novembro de 2008

Conheça a Igreja XV: O Canto Gregoriano

Também conhecido como cantochão, o canto gregoriano é mais do que um estilo musical - é uma oração cantada. É capaz de transmitir grande paz espiritual - e demanda dos cantores esse mesmo estado de espírito.

O canto gregoriano surgiu nos primeiros séculos do Cristianismo. Acredita-se que suas raízes estejam nos cânticos realizados nas sinagogas desde os tempos de Cristo, que, posteriormente, teriam recebido influências dos estilos musicais gregos e romano.

Seu nome se deve ao papa São Gregório Magno, que foi o pontífice romano do ano 590 até 604. É atribuída a ele a compilação de vários cânticos que já eram cantados nas igrejas e a composição de muitos outros novos, seguindo as características desse que se tornou uma espécie de estilo oficial da Igreja. Há estudiosos no entanto, que contestam essa autoria. De qualquer forma, foi durante o papado de São Gregório que o canto gregoriano viveu um grande impulso. O seu apogeu se deu mais tarde, durante o século VIII, quando multiplicaram-se as composições.

Foi um monge beneditino chamado Guido d'Arezzo que, no século X, inventou um sistema de notação musical que permitiu transcerver com fidelidade os sons do canto gregoriano para o papel, a fim de que ele pudesse ser registrado. Ele criou uma escala com notações musicais, as quais batizou com as primeiras sílabas de cada verso do Hino a São João Batista em latim: "ut queant laxis / resonare fibris / mira gestorum / famuli tuorum / solve polluti / labii reatum, Sancte Joannes". Séculos mais tarde, para facilitar a pronúncia, a nota ut foir substituída por , e mais uma, com a sílaba si, foi acrescentada ao final e assim as notas passaram a ser "dó, ré, mi, fa, sol, la, si".

O canto gregoriano caracteriza-se por ser cantado em coro, ser monofônico (isto é, nenhuma das vozes do coro se sobressai sobre as outras), ser cantado a capella (sem acompanhamento de instrumentos musicais), em ritmo livre, seguindo apenas a acentuação natural das frases e com letras em latim. Atualmente, há cantos em várias línguas e com acompanhamento de diversos tipos de instrumentos.

Nas abadias beneditinas, é cantada cotidianamente, seguindo a liturgia das horas. A Igreja também recomenda que seja cantado nas missas. Em 2007, na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, o papa Bento XVI conclamou o clero e os fiéis a revalorizarem o canto gregoriano:

"Com razão afirma Santo Agostinho, num famoso sermão: «O homem novo conhece o cântico novo. O cântico é uma manifestação de alegria e, se considerarmos melhor, um sinal de amor ». O povo de Deus, reunido para a celebração, canta os louvores de Deus. Na sua história bimilenária, a Igreja criou, e continua a criar, música e cânticos que constituem um património de fé e amor que não se deve perder. Verdadeiramente, em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro; a propósito, é necessário evitar a improvisação genérica ou a introdução de géneros musicais que não respeitem o sentido da liturgia. Enquanto elemento litúrgico, o canto deve integrar-se na forma própria da celebração; consequentemente, tudo — no texto, na melodia, na execução — deve corresponder ao sentido do mistério celebrado, às várias partes do rito e aos diferentes tempos litúrgicos. Enfim, embora tendo em conta as distintas orientações e as diferentes e amplamente louváveis tradições, desejo — como foi pedido pelos padres sinodais — que se valorize adequadamente o canto gregoriano, como canto próprio da liturgia romana."

Nos últimos tempos multiplicaram-se os corais gregorianos pelo mundo. O mais célebre de todos é o constituído pelos monges do Monastério de Santo Domingo de Silos, na Espanha, que em 1994 gravaram um CD que se tornou sucesso no mundo todo e o Mosteiro Cisterciense de Heiligenkreuz, na Áustria, que repetiram neste ano o sucesso dos monges de Silos com um CD que alcançou o topo das paradas em vários países. No Brasil, já gravaram os monges do Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa, Paraná. Há, inclusive, corais leigos, como o Coral Gregoriano de Belo Horizonte, constituído por homens e mulheres.

Para saber mais sobre o Canto gregoriano e ouvir algumas melodias:

Mosteiro de São Domingos de Silos
Mosteiro da Ressurreição
Mosteiro de Heiligenkreuz
Lista de corais de mundo inteiro
Página "Gregoriano"

Para ouvir cantos gregorianos:
Cantos diversos selecionados
Clipe caseiro de canto gregoriano executado pelos monges de Silos
Ave Maria cantada pelos monges de Silos
Clipe de canto gregoriano executado pelos monges de Heiligenkreuz
Trecho de missa no Mosteiro de São Bento em São Paulo com canto gregoriano (vídeo caseiro)

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina