quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Associação trabalha para resgatar nascituros e impedir abortos em Brasília

Notícia publicada em 10 de outubro no site da Arquidiocese de Brasília.

É um belíssimo exemplo que bem poderia ser seguido em outros lugares.

Associação trabalha para resgatar nascituros e impedir abortos em Brasília

Por Tiago Miranda

Nesta quarta-feira (8/10), a Igreja no Brasil comemora o dia do nascituro. Uma comunidade de missionários da periferia de Brasília trabalha dia e noite para que muitas dessas crianças possam celebrar com vida essa data. A Associação Santos Inocentes nasceu há sete anos na cidade de Samambaia, cerca de 30 km do centro da capital federal.

O objetivo da organização é resgatar crianças em risco de serem abortadas. “O que nos diferencia é a realidade dos fatos. Vamos de casa em casa, sentamos na cama da mulher que quer abortar e falamos sobre o valor da vida e sobre o aborto”, afirma Tânia Regina Nunes, uma das fundadoras do trabalho. Outras nove pessoas, entre jovens, casados e viúvos, participam da associação como missionários. Além deles, alguns colaboradores ajudam o trabalho financeiramente e com doações.

Para defender os nascituros, os Santos Inocentes desenvolvem uma série de atividades. A principal delas é o chamado resgate: o convencimento de uma mulher que está considerando a idéia do aborto. Os missionários vão até mães que estão pensando em abortar, a partir de telefonemas anônimos de diferentes partes do Distrito Federal, em geral, regiões carentes.

Apoio material
Para as mães que não tem condições de ter a criança, a associação oferece apoio material como enxoval e cesta básica, além de auxílio espiritual. “Nosso lema é fazer todo o possível para que a pessoa não aborte. Para nós, não basta só falar contra o aborto, tem que ir até as últimas conseqüências”, argumenta Tânia Nunes, que há dois anos deixou o emprego de contínua para se dedicar somente à associação.

Muitas gestantes carentes aparecem na casa de Tânia Nunes, sede da associação, para receber um enxoval. Por mês, são entregues 10 conjuntos de itens como mantas, macacões e blusinhas de frio. “Só de receber o enxoval novinho, muita mãe desiste do aborto”, conta Tânia Nunes. Um detalhe é a preocupação ambiental de priorizar fraldas de pano nos enxovais, pois as fraldas de plástico não são reutilizáveis.

Os missionários também fazem evangelização porta-a-porta e em locais públicos, para conscientizar pessoas sobre a questão do aborto. “Vamos à rua normalmente depois do carnaval. Falamos até em feiras populares, para explicar sobre o risco de tomar as garrafadas, que são abortivas”, explica Tânia Nunes.

Durante um dia de sensibilização na rodoviária de Brasília, uma moradora de rua se apresentou como lésbica e disse que queria abortar seu filho para não vê-lo sofrendo na rua. Quando uma das missionárias ofereceu ajuda, ela impôs a condição de que fosse encontrado um lugar para seu filho. Hoje, a criança está perto de nascer e deverá ficar em uma creche até poder ser adotada.

Nova casa
A luta da associação agora é para conseguir recursos para comprar três terrenos próximos à atual sede e construir a Casa dos Santos Inocentes. O local servirá para acolher crianças resgatadas do aborto, além de bebês vítimas de abandono. Pelo projeto a casa receberá também mulheres carentes que desistirem de abortar, e não tem lugar para ficar. Essa mulher ficará na casa até a criança nascer, para poder ter um ambiente para se afeiçoar ao seu bebê.

“Quando falamos 'nós podemos te ajudar', isso abre um leque de oportunidades para a mulher que está pressionada a abortar”, esclarece Tânia Nunes. A nova casa ajudará a associação a garantir que muitas crianças possam comemorar o dia do nascituro em 2009.

Contato da Associação Santos Inocentes
Telefone: (61) 3359-2867
Endereço: QR 425, conjunto: 21, casa: 17, Samambaia Norte/Distrito Federal.
Agência: 1339-0 Banco do Brasil
Conta corrente: 9.938-4 (Tânia R.N.S)

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina