quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Paz


“Deus se chama rei da paz. É por isso que cada um deve desejar a paz com o próximo. Deus não a concede senão aos que a concedem de bom coração aos outros.”

Estas palavras são do século XIII, ditas por Santo Ambrósio de Sena, numa época difícil em que a Igreja sofria dolorosamente as conseqüências dos pecados e vaidades dos homens. Era um tempo em que os cristãos do oriente e do ocidente já não conseguiam se entender e, em Roma, a cátedra de Pedro era escandalosamente disputada pelos poderosos de então. Com tudo isso acontecendo, a Igreja sofria e chorava amargamente vendo seus filhos praticarem tais atos e mais ainda ao ver muitos fiéis desnorteados em meio a tanta discórdia.

Mas o Senhor, fiel a suas promessas, suscitava santos e santas que dia e noite batalhavam pela paz, unidade e comunhão da Igreja. Pregavam ao povo que Deus quer o perdão e o diálogo, pois é assim que se comprova a autenticidade dos valores evangélicos e se alcança a paz. Ora, os corações são conquistados com palavras serenas e sinceras, às vezes duras se for preciso, mas nunca com gritos e ofensas. Os corações são conquistados com a verdade e com o amor, nunca com falsidades e com disputas. E Santa Catarina de Sena, São Francisco de Assis, Santo Antônio e tantos outros que viveram naqueles dias compreendiam bem o que significavam estes valores da fé cristã e exortavam o rebanho e os pastores que voltassem seus corações para Jesus Cristo e abrissem suas mentes para entender a santidade dos evangelhos.

Viver em paz com o próximo é fazer a vontade de Deus. Conviver com as dificuldades e incompreensões cotidianas, em busca da paz, é assumir um compromisso com o Senhor. Todos nós precisamos de paz em nossas vidas e a Igreja, Mãe e Mestra, também precisa de paz para alcançar a unidade e a comunhão de todos os seus filhos. Todos nós, que somos o povo de Deus, recebemos do Senhor a ordem de sermos “luz do mundo e sal da terra”. O que diria o Senhor, ao ver a luz sumindo em meio às trevas do mundo e o sal sem sabor? Nós sabemos bem o que acontece com o sal que perde o sabor! Por não servir mais para nada, “é jogado fora para ser pisado pelos homens.”

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina