quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Casas do Senhor VIII: Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México

A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, em Cidade do México, México, é o maior centro de peregrinações da América - recebe anualmente perto de 20 milhões de peregrinos de todo o mundo.

Na verdade, há duas basílicas, uma ao lado da outra. A Basílica Velha data do século XVIII e a nova foi construída nos anos 70 do século XX. O novo edifício foi erguido porque se percebeu que a Basílica Velha está afundando - boa parte da Cidade do México foi construída sobre um lago aterrado.

A Basílica Velha começou a ser construída em 1531 no mesmo local onde Nossa Senhora apareceu ao índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin (o lugar é conhecido como La Villa de Guadalupe). A obra só foi concluída em 1709. Seu nome oficial é "Templo Expiatorio a Cristo Rey". Depois da construção da nova basílica, a nova foi fechada, reformada e atualmente reaberta é um centro de adoração perpétua.

A Basílica nova, concluída em 1976. Seu formato é circular, com 100 metros de diâmetro. A imagem de Nossa Senhora pode, assim, ser vista de qualquer ponto dentro da nave, onde há espaço para 10 mil pessoas, mas, se necessário, é possível acomodar até 50 mil - usando os átrios do edifício. O formato do telhado lembra as tendas usadas pelo povo hebreu ao peregrinar pelo deserto e evoca o manto de Maria a recobrir os fiéis.

Conheça o site oficial.

Um comentário:

Paulo disse...

Um local, como devoto D´Ela, que um dia espero visitar.

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina