quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Você pensa em Deus?

Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.

Estas palavras estão no livro do Deuteronômio, capítulo 6, versículos 4 a 9. Elas constituem o "Shema Yisrael", ou "Ouve, Israel". Segundo a tradição, os judeus a recitam duas vezes por dia, pela manhã e ao fim da noite. Ao recitá-las, cada judeu renova a sua profissão de fé e mantém seu pensamento no Senhor.

A recitação do Shema Yisrael é um belo costume. Acho o mesmo sobre a tradição muçulmana de fazer cinco orações diárias com o corpo voltado para Meca. Acho uma pena que nós católicos não tenhamos nenhuma tradição do tipo, pois creio que esses pequenos rituais ajudam a fazer uma coisa tão difícil nos tempos atuais: pensar em Deus e Lhe conferir seu verdadeiro e justo lugar na ordem das coisas: o centro de tudo.

Acredito que seríamos mais decididos, teríamos mais paz, padeceríamos menos dúvidas e, enfim, seríamos mais felizes, se mantivéssemos nosso pensamento em Deus e buscássemos seu auxílio a todo momento. Se, ao tomar uma decisão, Lhe pedíssemos luz. Se, ao viver um momento de estresse ou raiva, Lhe pedíssemos calma. Se ao cair, Lhe pedíssemos socorro. Se ao ver uma cena bela, Lhe déssemos graças. Ou, se, simplesmente, lhe voltássemos nossos pensamentos como fazemos ao bater papo descompromissadamente com os amigos.

Essas palavras devem parecer muito óbvias, mas não são. Façamos uma reflexão e tentemos ser sinceros: quantas vezes pensamos em Deus no dia-a-dia, nos momentos corriqueiros? Qual peso permitimos que Deus tenha em nossas vidas?

Nós deslocamos Deus do centro e nos colocamos em seu lugar. É fácil verificar isso.

Quais são as maiores preocupações da maior parte de nós? Talvez seja dinheiro, emprego. Talvez seja família, casamento. Talvez sejam os estudos, o "futuro". Talvez seja a compra de um carro, uma casa, a realização de uma viagem.

Quantas pessoas têm, como preocupação central de sua vida, a santidade? A realização da vontade de Deus?

Não digo que as outras preocupações não sejam importantes, mas que, diante de Deus, são completamente secundárias. Jesus mesmo já disse: "procurai antes de tudo o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será dado em acréscimo" (Mt 6,33).

Nesse nosso estranho mundo de hoje, priorizar Deus soa como algo tão estranho, tão incompreensível...

Como pode alguém querer viver segundo os princípios do Evangelho? Como pode alguém querer castidade em tempos que valorizam a promiscuidade sexual? Como pode alguém querer buscar a humildade em tempos que valorizam o hiper-individualismo, a hiper-competitividade? Como pode alguém buscar a simplicidade em tempos obcecados pelo conforto? Prece

É esse tipo de mensagem que o mundo de hoje nos manda. Mas são mensagens falsas, que podem ser desmentidas facilmente com breves minutos de reflexão. Com um pouco de pensamento em Deus. É por isso que esse pensamento deve ser evitado a qualquer custo: o homem que pensa em Deus tem mais força para seguir os passos de Cristo, e por isso, escapa mais facilmente das garras do diabo.

No magistral livro "Cartas de um diabo a seu aprendiz", do genial irlandês C. S. Lewis ("o mais católico dos protestantes"), o diabo Fitafuso conta ao aprendiz Vermebile que quase perdeu seu poder sobre um ateu que começava a pensar em Deus enquanto estudava na biblioteca. Como o diabo contra-atacou? Lembrou ao homem que estava na hora do almoço e distraiu sua atenção.

Assim funciona o mundo. Não quer que ninguém pense em Deus. Ora, por que de maneira geral, nos meios de comunicação, o Natal foi completamente esvaziado de seu significado, assim como a Páscoa?

Precisamos pensar em Deus. Precisamos dedicar-Lhe uma parte cada vez maior de nossa vida. É preciso orar. É preciso ler sobre Deus, ouvir músicas que falam dEle, ver filmes sobre a Bíblia e sobre os santos. Isso nos fortalecerá na caminhada. E nos ajudará a seguir rumo ao Reino.

"Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares".

Shema, Yisrael!

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina