segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Rebeca - a esposa de Isaac

Eliezer, era servo de Abrãao e foi incumbido da tarefa de encontrar uma noiva para Isaac, o filho legítimo de seu senhor. Não sabendo como encontrar a noiva, Eliezer pediu um sinal a Deus. Pediu que a mulher que fosse a indicada lhe desse de beber e a seus camelos.

Eis que apareceu Rebeca filha de Betuel e cumpriu o indicado. Casou-se com Isaac.

Rebeca era estéril. Isaac implorou a Deus por sua mulher que concebeu gêmeos. As crianças brigavam em seu ventre e a profecia foi revelada: " Em seu ventre há duas nações, dois povos se separam em suas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo".(Gen. 25,23). Tiveram juntos dois filhos: Esaú e Jacó.

Rebeca como mãe exemplar, reconhecia o valor e a qualidade de seus filhos. Foi capaz de entender o sentido da profecia " O mais velho servirá ao mais novo". Sabia que Esaú era mais forte, no entanto não dava valor aos deveres de ser o primogênito; era um homem capaz de dominar-se pelos prazeres mundanos.

Jacó era esperto, astuto e capaz. Rebeca conhecia a capacidade do filho, e por acreditar nos designos do Senhor, ajudou o filho, para que a benção lhe fosse concedida.

Rebeca, foi instrumento nas mãos do Senhor. Teve que fazer uma escolha difícil, afinal como mãe, ama seus filhos da mesma forma, mas como pessoa teve que pensar o que seria melhor para a sua descendência. Foi esposa abençoada que, com suas atitudes, ajudou que o povo de Abrãao se tornasse uma grande nação e assim cumprisse a profecia.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina