sábado, 23 de agosto de 2008

Confirmação

Também chamado de Crisma, é o sacramento da maturidade Cristã. É administrado aos jovens como forma de confirmação de sua fé. Quando ainda crianças, foram batizados por seus pais e padrinhos; agora, quando começam a agir e pensar de forma independente, dizem seu "sim" à comunidade.

Dizer "sim" a Cristo vai muito além de ser algo formal. Dizer "sim" é proclamar sua disponibilidade. É afirmar que não vai negar a fé, que será um católico pensante e presente, capaz de lutar pelo fortalecimento e propagação do Catolicismo.

Assim como o Batismo, a Crisma tem caráter espiritual, um selo indelével, por isso não podemos receber tais sacramentos mais de uma vez.

Por ser Dom do Espírito Santo, todas as pessoas que recebem são capacitadas a ser "Sal da Terra e Luz do Mundo" ( Mt 5,13-14).

A confirmação tem por função completar a Graça Batismal. Porque é assumida de forma consciente, fortalecendo os laços que nos ligam à Igreja. Em geral é administrada na adolescência como sinal de capacidade para tomar decisões.

Cremos no Espírito Santo
que nos capacita
a viver sem violência,
a ir junto dos pobres,
a comprometer-nos com os fracos,
a servir a Deus.
Cremos no Espírito de Jesus Cristo
que nos impulsiona a viver como irmãos,
a mudar os nossos hábitos,
a reparar os prejuízos
e criar esperança
até que todos compreendam
que somos filhos e filhas de Deus,
Seus filhos.

O Sacramento da Crisma nos confirma como soldados de Cristo, como militantes da fé. Tornamo-nos, assim, soldados da Igreja - Miles Ecclesiae.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina