terça-feira, 12 de agosto de 2008

Conheça a Igreja VII: A Ordem de São Bento


A Ordo Sancti Benedicti (sigla OSB) é uma ordem religiosa monacal que se baseia na observância dos preceitos destinados a regular a convivência comunitária. Em 529 São Bento de Núrsia elaborou a regra que regeria a convivência dos monges no Monastério de Monte Cassino, Itália, por ele fundado. A Regra de São Bento tinha um caráter bastante universal, podendo ser usada por outros mosteiros mundo afora e foi o que acabou acontecendo: seus preceitos tornaram-se a base do movimento monástico ocidental.

Seguindo o seu exemplo e inspiração, diversos fundadores de ordens religiosas têm baseado as normas e regras de seus mosteiros na "Regra" deixada por Bento, cujo princípio fundamental é Ora et labora, o que quer dizer "Reza e trabalha". Ao longo dos séculos, a Ordem de São Bento espalhou-se primeiro por toda a Europa, em seguida por todo o mundo. Outras ordens religiosas originaram-se dela, como a Ordem de Cluny, a Ordem de Cister e a Ordem dos Trapistas. Além disso, 18 papas foram beneditinos.

Os mosteiros beneditinos são sempre dirigidos por um superior que, dependendo da categoria do mosteiro, pode ser chamado de prior ou abade. O ritmo de vida num mosteiro beneditino é marcado pelo Ofício Divino, também chamado de Liturgia das Horas, que se reza sete vezes ao dia (veja abaixo quais são as horas). Ao longo do dia todos os monges também se dedicam a vários tipos de trabalho, incluindo o cultivo da terra e trabalhos intelectuais. De acordo com a Regra, os beneditinos devem prover o próprio sustento.

O hábito dos beneditinos é negro. Outras ordens originárias da Ordem de São Bento usam outras cores. Antigamente era muito comum a tonsura, isto é, o corte dos cabelos no alto da cabeça. Esse costume visava a mostrar o desapego da vaidade e lembrava a coroa de espinhos de Cristo. O ritual emque era realizada marcava a entrada do noviço na ordem. Tal costume, no entanto já caiu em desuso. Os monges beneditinos costumam escolher novos nomes aos serem admitidos na Ordem e usam, em suas assinaturas, a sigla "osb" (Ordus Sancti Benedicti).

Na Ordem de São Bento há mosteiros masculinos e femininos. Existem ainda os oblatos beneditinos, que são membros externos da ordem (podem ser leigos ou sacerdotes) que buscam viver conforme o espírito da Regra de São Bento. Diferentemente do que ocorre na Ordem de São Francisco, os oblatos não constituem uma Ordem Terceira, mas são considerados membros efetivos da comunidade monástica, mas a um títulos diferente. Ele é considerado irmão dos monges, mas não faz os votos tradicionais e continua vivendo normalmente suas responsabiliades familiares e profissionais.

No Brasil há 25 mosteiros e priorados masculinos e dezessete mosteiros femininos, incluindo aí os cirtercienses, que também seguem a regra de São Bento. Veja aqui a lista.

Conheça a Regra de São Bento

Conheça o Estatuto dos Oblatos

Leia também: São Bento de Núrsia

Liturgia das horas: Matinas (madrugada) - Laudes (ao amanhecer) - Primas (7h) - Terças (9h) - Sextas (meio-dia) - Nonas (15h) - Vésperas (pôr-do-dol) - Completas (antes de dormir)

Nosso próximo verbete será: As pastorais da Igreja

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina