terça-feira, 19 de agosto de 2008

Conheça a Igreja VIII: As Pastorais

A Igreja Católica organiza sua ação no mundo por meio de pastorais. As pastorais geralmente são compostas por leigos e respondem diretamente ao pároco ou ao bispo, conforme seu escopo de atuação ser a paróquia ou a diocese.

Diferem-se dos movimentos eclesiais porque se organizam de acordo com uma finalidade específica (atender às crianças, aos encarcerados, etc) enquanto os movimentos eclesiais se organizam conforme seus carismas. Além disso, as pastorais não possuem estrutura hierárquica nem votos. Pode-se dizer também que, por meio dos movimentos, os leigos buscam participar da vida da Igreja. Já, por meio das pastorais, os leigos buscam levar a ação da Igreja ao mundo.

As pastorais existentes em cada país dependem da realidade local. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil registra em seu site as seguintes pastorais:

Pastorais

Pastoral Afro-Brasileira - busca levar a vivência cristã aos grupos negros e despertar a Igreja para os seus problemas específicos.

Pastoral da Comunicação - busca desenvolver estratégias de comunicação para a Igreja, sendo responsável pela divulgação das atividades nas paróquias e dioceses, bem como pela publicação de informativos.

Pastoral de DST/Aids - Sempre de acordo com os princípios da Igreja, trabalha na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), bem como busca atendimento àqueles que já tiverem contraído a doença.

Pastoral da Cultura - busca promover o diálogo da Igreja com as várias expressões de cultura popular e intelectual, bem como trabalha na preservação dos bens culturais da Igreja.

Pastoral da Educação - atua na Evangelização dos educadores.

Pastoral da Juventude do Brasil - atua organizando a ação dos jovens na Igreja. De maneira geral, coordena as ações dos vários grupos de jovens existentes em cada paróquia.

Pastoral da Mobilidade Humana - Tem como objetivo evangelizar as pessoas que estão em trânsito. Atua, portanto, em locais como rodoviárias, portos, etc, tendo denominações específicas de acordo com seu âmbito, como "Pastoral da Estrada", etc .

Pastoral da Sobriedade - atua junto aos dependentes químicos - viciados em drogas ou álcool - procurando ajudá-los a vencer o vício.

Pastoral da Pessoa Idosa - busca assegurar a dignidade e a valorização integral dos idosos, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos.

Pastoral do Turismo - busca conscientizar os fiéis para o turismo sadio, bem como para a acolhida de turistas e peregrinos.

Pastoral dos Brasileiros no Exterior - em cooperação com igrejas locais, busca apoiar os brasileiros emigrados tanto na sua adaptação quanto na preservação de seus valores e de sua cultura.

Pastoral Familiar - busca preparar homens e mulheres para a vida matrimonial e familiar. Também atua na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.

Pastoral Litúrgica - promove a formação litúrgica, a inculturação da liturgua e auxilia a liturgia diária da Santa Missa.

Pastoral Universitária - Busca Evangelizar os estudantes universitários

Pastoral Vocacional - busca despertar homens e mulheres, especialmente os jovens, para sua vocação - seja ela laica, religiosa ou sacerdotal.

Pastorais Sociais - atuam junto a seguimentos sociais específicos. Entre outras, há a Pastoral dos Pescadores, das Pessoas com Deficiência, dos Nômades (atua junto a ciganos e trabalhadores circenses, por exemplo), a Pastoral dos Operários, a Pastoral dos Migrantes, a Pastoral do Povo de Rua (atua junto aos moradores de rua), a Pastoral da Mulher Marginalizada (atua junto a prostitutas), a Pastoral da Terra (atua junto àqueles que vivem da terra, como agricultores e índios).

Pastoral Carcerária - busca Evangelizar presídios e cadeias e defender os direitos humanos dos detentos. Também integra o conjunto das Pastorais Sociais.

Pastoral da criançaPastoral da Criança - combate a desnutrição e mortalidade infantil e busca a melhoria da qualidade de vida das crianças. Tem realizado um trabalho de grande relevância para a queda da mortalidade infantil no país. Também integra o conjunto das Pastorais Sociais.

Pastoral do Menor - atua junto aos adolescentes de baixa renda, buscando resgatá-los da criminalidade. também tem como objetivo despertar a sociedade para o problema. Também integra o conjunto das Pastorais Sociais.

Pastoral da Saúde - busca prestar assistência aos enfermos, seja em casa, seja nos hospitais.Também integra o conjunto das Pastorais Sociais.

Localmente também são organizadas outras pastorais, que atuam de acordo com as necessidades específicas.

Oportunamente, abordaremos de forma mais detalhada as principais pastorais aqui mencionadas.

O verbete da próxima semana será: A Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina