segunda-feira, 25 de agosto de 2008

São Luís


Comemorado em 25 de agosto, São Luís é o modelo do rei cristão - na verdade, é um dos poucos monarcas ao longo da história que foram reconhecidos como santos. Nasceu em 1214 na cidade francesa de Poissy, filho do rei Luís VIII e da rainha Branca de Castela. Seu pai morreu cedo e isso fez com que Luís subisse ao trono com apenas 12 anos de idade. Durante sua infância, no entanto, a rainha Branca cumpriu o papel de regente, até que o jovem rei tivesse idade para governar. Luís IX tornou-se rei de fato aos 20 anos, governando a França - então um dos mais poderosos reinos da Europa - até 1270, quando faleceu aos 55 anos de idade.

São Luís foi um rei piedoso, penitente, humilde, homem de oração e caridade. Modelo de pai, chamou a si a educação religiosa dos dez filhos. Conta-se que na Casa Real, nas sextas-feiras era proibido usar sobre a cabeça qualquer ornamento - coroas, tiaras - pois fora nesse dia da semana que Cristo usara sua coroa de espinhos.

Em seu governo, prosseguiu o combate à heresia dos albigenses, que grassava no sul da França. Procurou moralizar a administração da justiça e reprimiu a prática dos duelos.

A vida de São Luís é marcada também pelas cruzadas: foi ele o idealizador e o comandante de duas das últimas expedições militares cristãs que tentaram recuperar Jerusalém dos muçulmanos: a primeira entre 1249e 1254, a segunda em 1270. São Luís faleceu em Túnis, no norte da África, em 25 de agosto de 1270, vitimado pela peste bubônica.

São Luís IX buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus ", dizia.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina