terça-feira, 26 de agosto de 2008

O milagre da vida


Poder respirar e sentir o ar entrando em nossos pulmões, trazendo frescor e energia. Poder acordar a cada manhã, poder ter o prazer do amor, da amizade, da convivência, da solidariedade. Poder construir uma história, poder sofrer e vencer o sofrimento. Poder crescer, fazer descobertas, passar por várias experiências, poder lutar e vencer, perder e aprender, cansar-se e repousar, sentir a energia da juventude, encontrar a força da maturidade, a sabedoria da velhice. Esses são apenas alguns dos maravilhosos aspectos do maior dom que Deus nos dá: a vida.

A vida é algo bom demais, que precisamos celebrar com alegria e gratidão. O fato de existirmos é um acontecimento sensacional! Em alguns momentos, a vida pode parecer ruim, o caminho pode estar escurecido, a estrada pode estar cheia de pedras. Mas nunca estamos sozinhos: Deus sempre nos acompanha, nos protegendo e fortalecendo.

A beleza da vida deixa transparecer a alegria do amor de Deus. Olhe uma criança sorrindo, um beija flor voando, uma flor se abrindo, um filhotinho brincando, as pessoas conversando e trabalhando: são coisas que mostram como é belo dom de viver.

Não podemos perder tempo com medos e lamentações. A vida é curta e temos que aproveitar cada minuto para vivê-la bem. Mas não se deixe enganar: viver bem a vida não é dedicar-se a esgotar todas as suas possibilidades, não é embarcar em aventuras destrutivas, não é buscar todos os prazeres. Viver a vida não é experimentar tudo: é experimentar apenas o que vale a pena. Há coisas na vida que são fugazes, passageiras, destrutivas. Há emoções negativas e inúteis. Devemos fugir dessas coisas, pois, na prática, essas coisas carregam em si o germe da morte.

Viver a vida bem é buscar o Reino de Deus. Só isso vale a pena. Viver a vida bem é vivê-la amando as pessoas, trabalhando pela construção de um mundo mais feliz - e, um mundo mais feliz começa com uma família feliz e bem estruturada, com uma turma de amigos saudável e solidária, com um ambiente de trabalho sadio e sem intrigas.

Viver a vida bem é vivê-la, tanto quanto possível, de bom humor. Ficar com raiva a todo instante, viver a resmungar só nos fará perder os bons momentos, que vão acontecer enquanto estivermos ocupados reclamando. Viver a vida bem é aceitar os planos de Deus, sabendo que Ele nunca fará nada que não seja para a nossa felicidade e para a nossa salvação.

Viver é o dom mais simples e mais básico: sem a vida não se pode ter nenhum outro dom. Poder estar aqui, existir: isso é um mistério, um milagre. É um dom tão fantástico que não podemos recusá-lo em nenhuma hipótese: nem a nós mesmos, nem a qualquer de nossos irmãos. Porque a vida é sagrada e pertence a Deus. Assim, como é Deus quem nos põe no mundo, quem nos permite existir, só a ele cabe decidir o momento de nos levar de volta, de nos colocar diante de Sua face.

É por isso que matar é um pecado tão monstruoso. Quem mata, peca, porque faz mal a um irmão, porque se coloca no lugar de Deus, porque causa sofrimento às famílias, porque destrói um dom que foi dado pelo Senhor. Imagine uma pessoa que quebre algum belo presente que lhe tenha sido dado por uma pessoa que você ama. Matar é algo semelhante, mas muito, muito, muito pior, pois o presente, no caso, é a vida, e aquele que presenteou é ninguém menos do que Deus.

Há muitas formas de matar, de destruir o dom da vida. O homicídio é uma delas: é o matar o outro. O suicídio é outra: é o recusar, com ingratidão, o dom de Deus. Já a eutanásia é outra forma de matar, pois não é diferente do suicídio. O aborto, por sua vez, é uma das mais covardes formas de assassinato, pois significa destruir a vida de uma criança indefesa.

Precisamos todos aprender a valorizar a vida e a lutar para que ela seja valorizada. Inúmeros grupos que se dizem "progressistas" querem instaurar no Brasil leis que diminuem o valor da vida, que proclamam a cultura da morte. Muitos deles atuam no Congresso Nacional, onde lutam para aprovar a legalização do aborto e da eutanásia e onde já conseguiram autorizar o uso de células embrionárias para pesquisa, prática que equivale ao aborto. Precisamos impedir que eles alcancem seu objetivo, precisamos proclamar o valor da vida.

Enfim, a vida é para ser amada e para ser vivida. É para ser dedicada a Deus. Esta vida é passageira, mas ela é o caminho para outro dom, esse ainda mais maravilhoso: a vida eterna.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina