sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Batismo

"Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo."(At 2, 37-38).

A palavra "batizar" significa "mergulhar na água", "banhar". Comum a todos os cristãos, o Sacramento do Batismo é um começo, pois permite que Deus frutifique em nossos corações e em nossas vidas. O Batismo nos cura e permite que sejamos fiéis a Cristo.

É função dos pais católicos batizar seus filhos e educá-los na fé.
É direito daqueles que não são católicos se batizarem na fase adulta. Nunca é tarde para ser batizado. Nunca é tarde para encontrar o Senhor Deus.

Durante a Vigília Pascal todas as promessas feitas no Batismo são renovadas. Vivemos em Cristo por meio do sacramento do Batismo , pois somos apresentados, e passamos a pertencer a Igreja e a Cristo. Nossa missão como pessoas batizadas é conduzir a todos, propagando nossa fé.

O Batismo se dá de forma muito simples, mas com efeitos extraordinários. O celebrante derrama água por três vezes sobre a cabeça do batizadoenquanto diz: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

Toda pessoa pode receber o Batismo, podendo ainda dá-lo, ainda que ela mesma não seja batizada - a condição é de que esse Batismoseja feito em nome da Igreja e em nome de Cristo.

É importante salientar que nenhum pecado suprime a aliança selada pelo Batismo.

Além do batismo com água, há ainda dois outros tipos, quais sejam:

O Batismo de Sangue: é aquele em que uma pessoa que nunca foi batizada dá sua vida por Jesus Cristo, por meio do martírio.

O Batismo do Desejo - ocorre quando falece uma pessoa ainda não batizada, mas que desejava verdadeiramente batizar-se .

Hoje não mais existe a crença de que as crianças que não são batizadas vão para o Limbo. Acredita-se que elas também são protegidas pela misericórdia Divina.


Dica: Leia "As Crônicas de Nárnia" A última batalha.

Um comentário:

Erick Sávio disse...

paz e bem santo(a) irmão(ã), você foi convocado a cotribuir para o site GUIA DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você comente no site colocando o nome de seu blog o link e o feed(o feed só coloque se tiver) e nós iremos disponibilizar e divulgar seu blog para toda a web, AJUDE-NOS SANTA PESSOA.

link do nosso site: www.blogscatolicos.uni7.net/

venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina