quarta-feira, 23 de julho de 2008

Casas do Senhor (III): a Basílica de Aparecida


A Basílica de Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é a maior igreja e o principal centro de peregrinação do Brasil.

Começou a ser construída na cidade de Aparecida ("do Norte"), em São Paulo, em 1955. Foi inaugurada em 1980 pelo Papa João Paulo II e suas obras ainda não estão concluídas.

A Básilica pode abrigar até 45 mil pessoas. A igreja tem o formato de cruz. A cúpula tem 70 metros de altura e a torre, 100 metros.

Na mesma cidade há a "Basílica Velha", construída no século XIX, bem menor do que a "Basílica Nova". Esta foi construída para melhor abrigar a enorme quantidade de fiéis que afluem constantemente a Aparecida, em especial no dia 12 de outubro, quando secelebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

O intenso movimento de peregrinação na pequena cidade de Aparecida (que tem em torno de 35 mil habitantes) se deve ao fato de que no século XVIII pescadores do que era então um vilarejo encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Parnaíba, enquanto lançavam suas redes de pesca. A imagem foi guardada e, a partir daí, os milagres obtidos por interceção de Maria se multilicaram. Ao longo de mais de duzentos anos a fama do santuário se espalhou. Nossa Senhora Aparecida passou a ser considerada padroeira do Brasil.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina