quarta-feira, 2 de julho de 2008

Conheça a Igreja (I): O Vaticano

O Vaticano é a sede da Igreja Católica. Trata-se, na prática, de um país - aliás, o menor do mundo. O Vaticano tem apenas 44 hectares de extensão e é composto por um conjunto de prédios ao redor da Praça de São Pedro e por mais alguns edifícios espalhados por Roma. Lá vivem em torno de mil habitantes, todos eles nascidos em outros países.

O chefe de Estado do Vaticano é o Papa, que acumula os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dentro do seu território. Por chefiar o Vaticano, o Papa é recebido com honras de chefe de Estado quando visita outra nação, o que não ocorre com nenhum outro líder religioso. Como é um país, o Vaticano possui embaixadores em quase todas as nações do mundo. Esses embaixadores são conhecidos como “núncios apostólicos”.

O Vaticano não tem exército. Assim, quem cuida da segurança internamente são a polícia italiana e a Guarda Suíça, um corpo de militares formado exclusivamente por cidadãos suíços solteiros, católicos e com idades entre 19 e 30 anos. O curioso uniforme que eles vestem foi desenhado no século XVI por Michelangelo.

A Bandeira do Vaticano é quadrada (e não retangular) e tem as cores amarela e branca, com as figuras das chaves de São Pedro e da mitra papal.

Por que o Vaticano é a sede da Igreja? “Vaticano” é o nome de uma das sete principais colinas de Roma. Foi lá que, por volta do ano 68 d.C., São Pedro foi crucificado e depois enterrado. Mais tarde, a Basílica de São Pedro foi construída sobre essa colina. São Pedro é o apóstolo que evangelizou Roma, por isso é considerado seu primeiro bispo e o primeiro Papa. Como era a capital do Império, Roma acabou se tornando também a sede da Igreja.

São Pedro foi evangelizar Roma - na época a maior do mundo - seguindo a vontade de Jesus. Conta-se que na época da perseguição promovida pelo imperador Nero, os cristãos convenceram São Pedro a deixar a cidade. Quando ia embora, ele teve uma visão de Jesus Cristo, que andava na direção contrária à do apóstolo. São Pedro perguntou então a Cristo: "Quo Vadis, Domine?", isto é, "Aonde vais, Senhor?". Jesus teria respondido: "vou a Roma ser crucificado novamente, já que você está indo embora". São PEdro então voltou e permaneceu até o fim na cidade, desde então sede da Igreja Católica.

Durante a Idade Média, existiram os chamados Estados Papais, uma espécie de reino que cobria cerca de um quarto da Itália. O papa era, na época, o senhor deses domínios. Pouco a pouco, a Igreja deixou de controlar essas áreas e hoje é sediada apenas no Vaticano, que fica dentro de Roma, capital da Itália, mas é independente.

Como não tem indústrias, a única fonte de renda do Vaticano são as doações dos fiéis. Suas riquezas materiais limitam-se às valiosas obras de arte que possui.

Veja a página do Vaticano na Internet.

Aguarde o próximo verbete da série: "O Papa".

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina