terça-feira, 22 de julho de 2008

Conheça a Igreja (IV): a Hierarquia Eclesiástica

Muitas pessoas não sabem, mas existem apenas três níveis na hierarquia da Igreja Católica: diácono, padre e bispo. Todas as demais denominações (Papa, cardeal, arcebispo, etc.) são desdobramentos destas três.

O primeiro grau hierárquico é o de diácono. Ele é um auxiliar dos padres e bispos e pode presidir batizados, casamentos e cultos. Todo padre é, antes, ordenado diácono. Mas nem todo diácono torna-se, depois, padre: homens já casados podem ser ordenados diáconos, mantendo-se nesse grau durante toda a vida e auxiliando nos serviços da Igreja.

O segundo grau é o de padre. É o sacerdote que consagra o pão e o vinho, assiste espiritualmente os fiéis, reza missas, ouve confissões, etc. Podem ser religiosos (quando pertencem a uma ordem, como os franciscanos, os dominicanos, etc) ou seculares, também conhecidos como diocesanos, quando não pertencem a uma ordem específica. Quando estão à frente de uma paróquia são chamados de “párocos”. Podem também ser vigários (auxiliam os párocos), capelães (são padres em locais especiais como hospitais, quartéis, escolas, presídios), etc.

O terceiro grau é o de bispo. Os bispos são os sucessores dos apóstolos. Sua missão é santificar, ensinar e governar o povo de Deus e de levar o Evangelho a todo o mundo. Somente eles podem conferir os sacramentos da Ordem e do Crisma. Se estiverem á frente de uma diocese, são chamados de “bispos diocesanos”.

Um arcebispo é um bispo que está à frente de uma arquidiocese, que é, na prática, uma diocese muito grande ou muito importante. O cardeal também é, geralmente, um bispo. O cardinalato não é um grau hierárquico, mas um título de honra dado àqueles que devem auxiliar diretamente o Papa. A eleição de um Papa, inclusive, cabe exclusivamente aos cardeais, e, em geral, os papas também são antigos cardeais.

Por fim, o Papa é também um bispo: o bispo de Roma, sede da Igreja. Por isso ele é o mais importante dos bispos. É também um sucessor dos apóstolos, mas de um apóstolo em especial: São Pedro, a quem o próprio Jesus Cristo confiou a liderança da Igreja.

Nosso próximo verbete é: a Cúria Romana.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá!
Muito importante esse esclarecimento sobre a hierarquia da Igreja, já vi muitas pessoas confundirem, dizendo que o Cardeal é um grau hierárquico, entre outras coisas.
Parabénsss!!!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina