quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sinos tocam na "hora zero" da JMJ

Da Agência Zenit:

Como se fosse véspera de Ano Novo, milhares de jovens peregrinos se reuniram na frente da catedral St. Mary, em Sydney, para assistir ao final da contagem regressiva da JMJ.

Este encontro juvenil mundial começou na terça-feira pela manhã, hora local australiana, e culminará no domingo, com uma missa presidida por Bento XVI no hipódromo de Randwick.

Há 500 dias, o relógio anunciava os dias que faltavam para o grande evento. Os milhares de rapazes e moças gritaram em uníssono os dez últimos segundos que faltavam para a meia-noite e depois estouraram um «Happy World Youth Day!» (Feliz Dia Mundial da Juventude).

Os jovens peregrinos deram início a seis dias de intensa atividade na tarde desta terça-feira com uma missa de inauguração no porto de Baranaroo, presidida pelo cardeal George Pell, arcebispo de Sydney, com a participação de mais de 140 mil pessoas.

Dom Phillip Wilson, arcebispo de Adelaide (Austrália) comentou com Zenit que está certo dos efeitos positivos que a peregrinação já está tendo entre os jovens do país.

«Pude realmente ver Cristo nas atividades dos últimos dias em minha própria diocese de Adelaide e estou certo de que ele vai se ocupar destes peregrinos durante esta semana em Sydney», diz.

Para Matthew Whan, encarregado do Serviço Católico Juvenil de Sydney, estes 500 dias de preparação se tornaram longos e curtos ao mesmo tempo.

«Foi uma corrida fantástica e às vezes frenética e agora nossos grupos estão procurando desfrutar da semana e dos frutos que ela deixará», disse.

Whan e sua equipe se encarregaram do registro e coordenação dos 17 mil peregrinos que participam da Jornada procedentes da diocese de Sydney.

Do WYDCross/Media: Dia de Catequese

A reportagem da Renascença foi à Paróquia de Holy Trinity (Santíssima Trindade), nos arredores de Sidney, uma das três que tem a Catequese em português. Ali, perante uma igreja repleta, D. Antonino Dias, Bispo Auxiliar de Braga, utilizou uma metáfora para chegar ao coração dos portugueses, angolanos, moçambicanos e brasileiros que o ouviam: “Um cristão não praticante é como um jogador de futebol que entre para o retângulo de jogo e que afirme «eu hoje entro para o relvado, mas vou-me sentar, não jogo». Isso iria prejudicar a equipa, e ele iria sujeitar-se ao ridículo da assistência”.

Nos subúrbios da maior cidade australiana, há três paróquias com catequese em português e que seguem o mesmo esquema: jovens de língua portuguesa, unidos pela Fé e pelo idioma materno.
Da Agência Zenit: Cardeal Pell dá início à JMJ 2008

O cardeal George Pell deu uma mensagem de boas-vindas e de esperança a uma multidão cheia de energia, unida para a missa de abertura da JMJ.

Antes do início da missa hoje, os 150 mil jovens foram acolhidos pelo clima quente de Sydney. E receberam uma mensagem de texto de ninguém menos que Bento XVI.

A mensagem do Papa dizia: «Jovens amigos, Deus e seu povo esperam muito de vocês, porque vocês têm o dom supremo do Pai: o Espírito de Jesus - BXVI».

Depois de uma procissão de 168 bandeiras e a entrada da cruz e do ícone da JMJ, o cardeal Pell deu as boas-vindas aos peregrinos em quatro línguas.

Sua saudação foi recíproca, com um grande aplauso, e acompanhada por cantos e coreografias semelhantes àquelas usadas para as recepções papais. O cardeal Pell estava acompanhado por 26 cardeais, 400 bispos, um coro de 300 jovens e uma orquestra de 80 integrantes. Ele disse aos membros da imprensa no início desta semana que esperava ansiosamente por celebrar a maior missa de sua vida.

Durante o entardecer na bela paisagem de Sydney, o cardeal Pell usou a primeira leitura de Ezequiel sobre o vale dos ossos secos para ilustrar a promessa de esperança.

De um palco construído com madeira australiana, o arcebispo de Sydney falou aos jovens sobre a imagem da morte apresentada por Ezequiel: os pássaros que devoram os corpos em um «imenso campo de batalha de pessoas sem enterrar».

Ezequiel, explicou, foi chamado por Deus para profetizar sobre esses ossos. Assim que o fez, «um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto os ossos vinham se unir aos outros. Prestando atenção, viu que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria». Então Deus soprou-lhes a vida e «um grande, um imenso exército» se levantou.

As surpresas de Deus

O cardeal Pell reconheceu que sua mensagem não se dirigia propriamente àqueles que já estão firmes na fé, mas que buscava «dar as boas-vindas e alentar todos, a quem se considera perdido, submergido no desespero, ou esgotado».

«As causas das feridas são secundárias: drogas, álcool, crises familiares, luxúria da carne, solidão ou morte. E talvez até o vazio do êxito», assegurou.

«O chamado de Cristo é para todos os que sofrem, não só para os católicos ou pessoas de outras religiões, mas especialmente para os que não pertencem a nenhuma religião.»

«Cristo lhes está chamando para regressar a casa, a viver o amor, a reconciliação e a comunhão», assegurou.

«Nós, cristãos, cremos no poder do Espírito para converter e mudar as pessoas do mal ao bem, do medo e da incerteza à fé e à esperança», acrescentou.

«Nossa tarefa consiste em estar abertos ao poder do Espírito para permitir que o Deus das surpresas possa atuar através de nós», assegurou.

«Independentemente de qual for a nossa situação, temos de rezar para ter um coração aberto, para ter a vontade de dar o seguinte passo, ainda que tenhamos medo de ir longe demais.»

«Se seguramos a mão de Deus, Ele fará o resto. A confiança é o segredo. Deus não falhará.»

Depois, comentando a segunda leitura, tomada da Carta de São Paulo aos Gálatas, o cardeal Pell convidou os jovens «a não ficarem sentados detrás da barreira, a deixar suas opções abertas, pois só o compromisso traz a realização».

Ser discípulo de Jesus exige disciplina, acrescentou, reconhecendo que ainda que «o autocontrole não o tornará perfeito – pelo menos não é meu caso –, é necessário para desenvolver e proteger o amor em nossos corações e para prevenir que outras pessoas, em especial nossa família e amigos, fiquem feridas por nossas quedas na sujeira e na acídia».

Novo espírito

O bispo auxiliar do cardeal Pell, Dom Anthony Fisher, encarregado pela organização da Jornada Mundial da Juventude, considera que esta homilia é particularmente forte para a Austrália.

O bispo reconheceu que uma interpretação literária de Ezequiel se aplica muito bem a um país que sofre seca há dez anos, como a Austrália. Mas a mensagem fala mais de um «povo em decadência».

«A promessa que Cristo faz de vida nova é para nossa cultura, nosso país, para os países dos quais os peregrinos procedem, para todos os que estão sofrendo e para os jovens que experimentam as drogas», afirma o prelado.

Esta é a mensagem que a Jornada Mundial da Juventude deixa: Cristo é a autêntica esperança.

«Quando alguém se sente como ossos secos, deve sentir a esperança de um novo Espírito, de uma nova vida», conclui.

DaAgência Zenit: Papa envia SMS aos jovens

O Papa Bento XVI, o BXVI em linguagem SMS, enviou sua primeira mensagem de texto pelo celular, na manhã desta terça-feira, aos jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude da Austrália.

A mensagem, redigida com abreviaturas típicas do formato, diz assim: «Jovem amigo, Deus e seu povo esperam muito de você, porque você tem o dom supremo do Pai, o Espírito de Jesus – BXVI» («Young friend, God and his people expect much from u because u have within you the Fathers supreme gift: the Spirit of Jesus - BXVI»).

Trata-se de um serviço que é distribuído pela companhia telefônica australiana Telstra, que disponibilizou oito estações temporárias a partir das quais os peregrinos podem enviar mensagens de texto a seus familiares e amigos.

Quatro telões, chamados de «muros de oração», apresentam também mensagens de inspiração enviadas pelos jovens aos que passam. Levantam-se na frente da Ópera de Sydney e em outros três lugares estratégicos da cidade.

Para os usuários de Telstra, o serviço é gratuito. Os jovens se registraram nesse serviço quando se cadastraram para participar da JMJ.


Outras Noticias:
Vídeo da Canção Nova sobre a Missa de Abertura da Jornada
Cardeal Pell dá início à JMJ 2008
Papa envia mensagem de celular aos jovens

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina