domingo, 13 de julho de 2008

DMJ, ECOLOGIA E ABUSOS SEXUAIS: OS TEMAS DA COLETIVA DE IMPRENSA NO AVIÃO PAPAL

Da Rádio Vaticana:

A caminho de Sydney, o papa concedeu uma coletiva de imprensa.

Falando sobre o Dia Mundial da Juventude, Bento XVI afirmou que não se trata simplesmente de um evento de massa, mas sim de uma grande festa da fé, que abre novas fronteiras de união entre as culturas.

Sobre abusos sexuais, Bento XVI disse que, como nos Estados Unidos, este será um dos temas desta sua visita à Austrália. "É essencial que a Igreja se reconcilie, ofereça ajuda e veja a culpa neste problema. Deve ser claro que se padre é incompatível com isso (abusos sexuais), porque os sacerdotes estão a serviço do Senhor", declarou. Para o papa, a Igreja no Ocidente passou por uma crise, mas não está em declínio, e declarou-se otimista em relação ao futuro.

Quanto aos resultados do encontro de cúpula do G8, no Japão, acerca das mudanças climáticas, o pontífice afirmou que não tem a pretensão de intervir sobre questões técnicas e políticas, mas a Igreja deve dar os impulsos essenciais para que a política seja capaz de responder a esse grande desafio.

E aproveitou a ocasião para confirmar que o tema da ecologia estará muito presente nesta edição do DMJ, porque "temos responsabilidades diante da Criação". "Devemos redescobrir a nossa responsabilidade, encontrar a capacidade ética para um novo estilo de vida, necessário se quisermos mudar e encontrar soluções positivas. Devemos despertar as consciências", afirmou, recordando, porém, que as respostas devem ser dadas pela política e pelos especialistas. (BF)

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina