sábado, 26 de julho de 2008

Saia dessa, fique sóbrio!

E aí rapaz? Comequié, garota? Os olhos estão pesados? Você está enxergando dobrado? A língua está enrolada? Você está se sentindo como se estivesse dentro de um liquidificador? Pois é, você sabe porque, não sabe? É o álcool!

Beber é divertido. Ajuda a adormecer a timidez, a soltar a língua, a criar coragem, a esquecer as mágoas. E, afinal, todo mundo bebe... Mas cuidado: você pode estar caindo numa armadilha que pode acabar com a sua vida.

Beber não é pecado. Mas há limites para isso e nem todos conseguem enxergar claramente esses limites e se controlar. Aquele que bebe demais está pecando, pois está colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco. Quem bebe demais traz sofrimento à família. Quem bebe demais se torna alvo fácil para os maus conselhos do demônio.

Todos sabemos que muitos jovens morrem, todos os dia, em todos os lugares do mundo, em função da bebida. São acidentes de carro envolvendo jovens bêbados (será que você não conhece ninguém que morreu assim?), são brigas sem sentido envolvendo gente embriagada, algumas das quais terminam em assassinato. Se todos sabem dessas coisas, se conhecemos o poder destrutivo do excesso de álcool, porque tanta gente continua bebendo demais? As respostas são muitas: são os falsos amigos, que aparecem para a farra e somem na hora dos problemas; é a fraqueza, a incapacidade de dizer não, é a estupidez humana...

A própria Bíblia faz uma grave advertência contra o alcoolismo. Está lá: “Ouve, meu filho: seja sábio, dirige teu coração pelo caminho reto, não te ajuntes com os bebedores de vinho, com aqueles que devoram carnes, pois o ébrio e o glutão se empobrecem e a sonolência veste-se com andrajos” (Prov. 23,21).

Pois é. Aqueles que bebem demais perdem o controle de si mesmos, perdem o controle da vida. Eles vivem cercados de parceiros de cachaça, mas não têm amigos. Eles partem os corações das mães e fazem infelizes os pais. Eles perdem as namoradas. Vão mal na escola. Ficam sem emprego. E podem acabar em andrajos. Podem acabar com a cara de idiota, como o homem da foto.

O alcoolismo é uma ladeira. Cada passo é uma queda. Mas é possível sair dessa. É preciso força de vontade, oração e apoio. Aquele que usa o vício como desculpa para continuar no vício está fugindo do problema. Aquele que se julga fraco demais para vencer o álcool está mentindo para si mesmo, por medo. Todos são capazes de se levantar. Todos podem recuperar a dignidade. O primeiro passo é querer. O segundo, procurar ajuda. Hoje existe a Pastoral da Sobriedade e os Alcoólicos Anônimos. Há tratamentos específicos, há, clínicas, há a Fazenda da Esperança, que o Papa está visitando neste mês, no Brasil. Sempre há esperança.

Peça forças a Deus, procure os amigos verdadeiros, informe-se sobre os caminhos existentes. Se você já está fora dessa, não entre. Se já entrou, você vai sair. E diga logo ao garçom que aquela foi a última.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina