terça-feira, 15 de julho de 2008

História da Salvação I - O Oriente Médio - 1ª parte


A história da salvação, desde os tempos de Abraão até os tempos de Cristo na terra, desenvolveu-se nas terras da Ásia conhecidas como Oriente Médio. Naturalmente, naqueles tempos antigos ainda não havia o nome Ásia para designar o continente como hoje o usamos, e nem a expressão Oriente Médio. Na antiguidade, as terras que hoje constituem o Oriente Médio tinham outros nomes, alguns dos quais atualmente não são mais usados e outros, ainda permanecem. Na Bíblia, é possível encontrar vários desses nomes; outros, chegaram até nós através de escritos de historiadores gregos ou latinos; e outros, finalmente, foram dados ao longo do tempo, como é o caso de Crescente Fértil e Mesopotâmia.

Crescente Fértil foi o nome dado pelo arqueólogo James Henry Breasted, da Universidade de Chicago, a uma região do Oriente Médio que compreende os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano e ainda partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito e uma parte do sudeste da Turquia. Essa região possui a forma de uma lua crescente. Além do mais, é uma região que possui terras onde é possível a agricultura bem como a criação de animais tais como ovelhas e cabras.

Já Mesopotâmia é um termo grego que significa “entre rios”. As terras que receberam este nome são aquelas localizadas num planalto vulcânico entre os rios Tigre e Eufrates, as quais estão rodeadas por desertos. Hoje, estão em território iraquiano. Embora esteja cercada por terras áridas dos desertos, a Mesopotâmia possui um solo bastante fértil, ou seja, onde as atividades agrícolas podem se desenvolver bem. E foi por este motivo que naquele local, há cerca de dez mil anos, surgiram as primeiras civilizações, com o desenvolvimento de cidades, artes e literatura. Por isso, a Mesopotâmia é considerada o berço da civilização. Ao longo dos capítulos desta história, será abordado em detalhes este aspecto.

O Oriente Médio é a denominação dada à área geográfica a leste e a sul do Mar Mediterrâneo, a qual se estende até ao Golfo Pérsico. Assim, hoje é uma região onde estão localizados vários países, como o Egito, Israel, o Iraque, o Líbano, a Arábia Saudita e outros mais. É considerada uma região explosiva, onde se desenrolam guerras e conflitos políticos entre os seus vários povos. Esses conflitos, além de terem causas históricas relacionadas à religião e à política, também têm profundas raízes no fato de ali existirem as maiores reservas conhecidas de petróleo do mundo.

Na antiguidade, também toda essa região sempre foi marcada por constantes e sucessivos conflitos, em que povos conquistavam uns aos outros com uma ferocidade imensurável. Guerras, invasões, conquistas, massacres, escravidão... tudo isso permeou a história das civilizações que se desenvolveram sobre as terras que se estendem do Nilo às colinas da Pérsia.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina