terça-feira, 15 de julho de 2008

Começou a Jornada Mundial da Juventude!


Já começou a grande festa! Na tarde desta terça-feira em Sidney (ainda era madrugada no Brasil), ocorreu a missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude.

Do WYDCross/Media: Missa de Arranque em ambiente de festa

O Papa já se encontra no país, mas ainda não está a tomar parte nas actividades, aproveitando até Quinta-feira para descansar da viagem de 20 horas.

A celebração foi presidida pelo Cardeal George Pell, Arcebispo de Sidney, que deu as boas vindas aos 100 mil jovens que esgotaram a lotação do Porto de Barangaroo, um dos mais famosos e mais bonitos do país. Por toda a cidade estavam montadas telas gigantes onde se aglomeraram os muitos jovens que não couberam em Bangaroo. O ambiente foi de enorme festa, com muita cor e música. Os bispos que marcaram presença (todos os que vieram a acompanhar as delegações nacionais) foram recebidos com grande entusiasmo e a missa terminou com fogos-de-artifício.

Durante a sua homília, o Cardeal Pell identificou a falta de compromisso como o principal problema dos jovens de hoje.

“É a vida que nos força muitas vezes a escolher, só nos realizamos quando nos comprometemos, só assim alcançamos a felicidade”, advertiu o arcebispo.

Contudo, continuou Pell num tom mais otimista, a presença de tantos jovens é já um sinal de esperança que implica um espírito de missão. Em linha com esta mensagem, a oração dos fiéis que foi lida em língua portuguesa apelou precisamente à confiança em Deus para que os jovens consigam ultrapassar todo o tipo de medos. Entre as várias curiosidades encontradas pela enviada especial da Renascença a Sidney, destaque para um grupo da China Continental, que marca presença oficial pela primeira vez, e para a banda que interpretou música aborígene no arranque da cerimónia, dando assim um toque local a uma celebração que contou com música litúrgica de vários estilos diversos.
Do Zenit: Próxima Jornada Mundial da Juventude deve ser em Madri

O Pe. Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, afirmou nesta segunda-feira, durante um breve encontro com a mídia espanhola, que os jovens na Espanha terão «muito mais facilidade» para participar da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Segundo explica a agência católica de notícias espanhola Veritas, «ainda que não seja oficial, é praticamente certo que o Santo Padre anuncie, ao concluir a JMJ em Sydney, que o próximo encontro acontecerá em Madri».

«Os jornalistas interpretaram a declaração do Pe. Lombardi, como um ‘sinal’ desse anúncio», acrescenta Veritas.

Por outro lado, o porta-voz da Santa Sé recordou a importância de São Tiago apóstolo, padroeiro da Espanha, tanto na identidade cristã da Europa como na Jornada Mundial da Juventude.

Do Zenit: Começam Conversões da JMJ

A JMJ já está trazendo conversões para a Igreja Católica, e ainda nem começou.

A coordenadora da comunidade católica polonesa da JMJ em Sydney, de 24 anos, explicou à Zenit que seu namorado não-católico está participando do Rito de Iniciação Cristã para Adultos. Sua conversão surgiu da experiência de rezar com ela pelos frutos da JMJ.

«Ele está participando da JMJ comigo e espero que a semana de eventos e a solidariedade com muitos católicos de todo o mundo o façam se sentir orgulhoso de fazer parte da família católica», disse Basia.

Ela estava com um grupo de jovens poloneses-australianos vestidos de uniformes tradicionais de dança polonesa na veneração da cruz da JMJ e do ícone no Belmore Park.

Com peregrinos internacionais já trazendo movimento à vida de Sydney, Basia crê que o evento trará nova vida à Igreja na Austrália e uma nova energia.

«Temos igrejas pequenas e vibrantes na Austrália, mas precisamos que estejam vivas para as futuras gerações», disse.

Basia afirmou que os jovens buscam Bento XVI assim como buscavam o Papa João Paulo II, que começou a JMJ.

Ela disse que o interesse do último pontífice pela vida da juventude continua guiando a fé dos jovens, especialmente na Polônia.

«[Karol Wojtyla] estava na verdade triste quando lhe foi pedido que se tornasse o próximo arcebispo de Cracóvia, porque isso significaria deixar seu trabalho diário com a juventude em sua paróquia, disse. Mas quando ele se tornou Papa, manteve seu amor à juventude, mesmo durante sua doença. Havia algo em seus olhos e em sua voz que atraía os jovens a ele.»

Basia lidera um forte grupo de 200 jovens registrados para a JMJ em Sydney, e disse que os peregrinos da Irlanda, Canadá, Polônia e mesmo do Oeste da Austrália se uniram a eles.

«Somos grandes admiradores de João Paulo II e compreendemos o grande impacto que ele representou para cada um de nós e para o mundo», disse Agnieszka (Agnes) Jaszczyszyn, 34 anos, a outra líder de peregrinação do grupo.

Mas o Papa atual não está jamais longe de seus pensamentos, e continuam orando pelo sucesso de sua missão na Austrália. «É por causa do Papa Bento XVI que temos a JMJ 2008 em Sydney – ele manteve a tradição», disse ela. «Os jovens do mundo estão aqui por causa dele.»

Chegada

As ruas de Sydney ficaram lotadas com os peregrinos, esperando para testemunhar a Cruz da JMJ e o ícone.

A cruz da JMJ foi dada aos jovens do mundo por João Paulo II, em 1984, para ser carregada como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade; o ícone de Nossa Senhora foi seu segundo presente para os jovens, em 2003, para acompanhar a cruz.

A última passagem dos símbolos pelas ruas de Sydney foi o cume da viagem global. Depois de atravessar os continentes, os símbolos foram entregues aos australianos no Palm Sunday 2006, em Roma.

Centenas de peregrinos seguiram a cruz e o ícone do Manly ao Circular Quay, depois seguiram ao centro comercial de Sydney pela Pitt Street, passaram pela Sydney Tower, até chegar ao Belmore Parl. Lá, todo peregrino teve a chance de venerar a cruz e o ícone.

Foi a última passagem da cruz e do ícone antes das imagens fazerem parte do cenário na Missa de abertura na Quinta-Feira, às 16h (horário local). A Missa será presidida pelo cardeal George Pell, de Sydney, no Barangaroo, um porto no East Darling Harbor.

Da JMJ Brasil: O Dia Mundial da Juventude terá 10 padroeiros

O coordenador do DMJ, Dom Anthony C. Fisher, explica que na hora de decidir quem seriam os padroeiros, os organizadores levaram em consideração não somente santos, mas também bem-aventurados e servos de Deus que influenciaram de modo especial a história da Austrália e da Oceania e, certamente, a juventude mundial.

Dos dez padroeiros, seis são mulheres. Entre eles, destacam-se Nossa Senhora da Cruz do Sul, padroeira da Austrália e de Sydney, Santa Teresa do Menino Jesus, Santa Maria Goretti, Santa Faustina Kowalska, a bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá e o Servo de Deus João Paulo II. (BF)

Leia outras notícias:
Próxima Jornada Mundial da Juventude deve ser em Madri
Começam conversões da JMJ
O Dia Mundial da Juventude terá dez padroeiros

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina